Justificativa para o nome do site e do meu alter ego:

​O saudoso muso inspirador Anthony Bourdain deixou sua marca indelével neste mundo. Que cara punk‘n roll. COOK FREE OR DIE! Já dizia esse poeta!

Tonho Bordão é o meu alter ego. Eu sou Eduardo Botelho e é um prazer colocar esse projeto no “papel”!

Anthony Bourdain foi um americano de origem francesa que começou sua vida como muitos de nós, homens, demorando a pegar no tranco e amadurecendo tardiamente em cozinhas de restaurantes despretensiosos. Como aprendiz de cozinha, começou pela base, limpando o chão e as latrinas e foi escalonando a hierarquia rígida da sua profissão inicial até chegar a chef de cuisine do restaurante Les Halles da Park Avenue em NYC (New York City, “the greatest city in the world”). O Les Halles nunca esteve ranqueado entre os melhores do ramo da comensalidade. Era apenas uma brasserie francesa e infelizmente o endereço em que Tony trabalhou fechou há tempos.

Paralelamente à posição de chef de cozinha, começou a escrever o que viria a ser o maior clássico de referência para todo cozinheiro que se preze: Cozinha Confidencial (Kitchen Confidential). Esqueça a incensada série The Bear, se você pensa em ter uma ideia pouco mais aprofundada do antigo universo das cozinhas de restaurante. Essa é a fonte correta!

Em sua homenagem e inspirado nele, resolvi partir nessa ego trip e falar sobre as viagens que já fiz, as minhas impressões, os sabores exóticos ou nem tanto que provei, as culturas e as diferenças culturais que tornam a nossa vida nesse mundão tão curiosas, diferentes e ricas! E por que não, compartilhar isso com você, leitor curioso e sem pressa?!

Sou apaixonado por viajar, vivenciar outras culturas, aprender nesse processo e experimentar momentos únicos de imersão cultural.

Aqui, você encontrará histórias inspiradoras e outras nem tanto, sobre as jornadas e as descobertas que fiz ao longo desse caminho com uma abordagem bem pessoal, sem aqueles clichês de blogs de viagens (nada contra! eles nos ajudam também no roteiro da trip! Afinal de contas, informações nunca são demais).

Convido você a dar uma olhada no que digo sobre uma longa temporada em Portugal e a nossa polêmica relação com os patrícios d’além mar, ou sobre a cosmopolita NYC onde já morei, posso falar com um pouco mais de propiedad, bem como as impressões de passar um carnaval etílico nas ladeiras de Olinda, Pernambuco, ao lado de foliões locais ensandecidos, que hipnotizados por blocos de frevo, se embriagam e suam ao mesmo tempo em que dançam enlouquecidamente sem saber qual será o próximo local onde farão suas necessidades fisiológicas.

Já visitei alguns países nas Américas, nas Europas, na Áfricas e nas Ásias (no PLURAL, pois há muitos países diferentes em todos esses continentes). As Oceanias e por que não a Antártida/Antártica ainda estão somente nos planos. Um dos meus objetivos é visitar todos os continentes e o maior número de países do nosso globo, sem deixar de levar em consideração a qualidade dessas viagens. Mas não vamos nos ater a números. Quem sabe, no final vou saber que valeu a pena gastar tempo e bufunfa em experiências nesses lugares. Quero compartilhá-las com você, curioso leitor que chegou até aqui!

MODO DE USO DO SITE:

NÃO espere encontrar no meu site o basicão dos sites de VIAGEM. Não vou tratar você como um leitor do século 21, impaciente, sem querer ler algo COM PLENA ATENÇÃO, querendo logo chegar no final da crônica pra saber a conclusão, ou simplesmente por que está ansioso, aguardando, por exemplo, ser atendido no consultório médico ou quer partir pro próximo post, pois está planejando sua próxima viagem.

Vou trata-lo como um adulto, que és. Também não vou copiar e colar informações feito um jumento que vai abrir um site de viagens replicando informações dos outros sites e blogueiros de viagem. Isso é impossível pra mim.

Você provavelmente vai ver erros gramaticais e de escrita aqui. Também não vou traduzir tudo. Fica a seu critério. E sinceramente, quem não sabe inglês não vai ficar recebendo de mim a tradução de tudo de mão beijada. O site é primordialmente em PORTUGUÊS BRASILEIRO. Se VOCÊ É PORTUGUÊS, E TÁ AQUI, PARABÉNS. Virou meu leitor! MAS NÃO VENHA ME APONTAR O DEDO E FALAR QUE ESTOU ESCREVENDO ERRADO. Pois não estou. Melhor procurar um site sobre viagens da sua terrinha.

As me@s leitor@s, fica a dica: quem têm um pouco mais de rigor com a língua culta, aviso DESDE SEMPRE que não obedeço à regra gramatical do uso do pronome oblíquo. Escrevo como falo, pra ficar mais perto de quem está aí do outro lado. De modo coloquial e informal, como gosto de ser.

Mas é por que estou com pressa. “Eu tenho pressa de viver… tenho pressaaaaa…” já dizia o poeta CANIBAL da banda de punk rock recifense Devotos. Esperem de mim, no mínimo, algo menos preguiçoso. No máximo, TONHO BORDÃO aceitará contribuições pontuais de amig@s, cujo conteúdo seja relevante e que tenha uma pegada parecida com a minha. E isso ficará explicitado bem após o título inicial do post!

TODAS as experiências aqui são reais, vividas por mim e no mínimo mais uma TESTEMUNHA! A minha companheira DaniEllen, ou minha ex mulher, ou algum amigo, ou meus pais e irmãos numa viagem de carro nos confins do mundo! Então se quiser acreditar em mim, confia. Checa as informações com quem quiser: google, chatGPT, ou qualquer INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL primeiro.

Outro dia fui pedir pro chat GPT fazer um guia de viagem pra mim e ele inventou DUAS ATRAÇÕES que não existiam. Portanto, confie nessas ferramentas com um pé atrás, SEMPRE.

Não vou dar de bandeja e mastigada informações que você pode encontrar nos melhores sites do ramo, bem comuns, divididos em tópicos:

COMO CHEGAR

O QUE FAZER

ONDE FICAR

DICAS GERAIS DO PAÍS

HISTÓRIA

ARQUITETURA

MUSEUS

NIGHT LIFE

RESTÔS DESCOLADOS

O QUE COMER

O QUE NÃO PODE FICAR DE FORA DA SUA TRIP

QUANTO IRÁS DESEMBOLSAR POR UM REFEIÇÃO NO RESTÔ TAL…

QUANTO IRÁS DESEMBOLSAR POR UMA PASSAGEM DE METRÔ

QUANTO IRÁS GASTAR NUMA BALADA SANGRENTA

QUANTO IRÁS DESPENDER NUMA TRANSA DE BORDEL

QUANTO IRÁS PAGAR NUM BASEADO EM AMSTERDAM

QUANTO IRÁS….

site em e português brasileñounique and exclusively. Se quiser traduzir pra outra língua, fique à vontade!